quinta-feira, 4 de março de 2010

PEIXE CONSUMIDO NOS AÇORES






CHARROS UM PEIXE NOBRE



Pelo menos uma vez na semana se come charros nos Açores, pois é um peixe de sabor único que requer um bom gosto nos temperos colocado na sua preparação. Ele é delicioso de todas as maneira seja frito ou cozido.


Receita de Charros Alimados



Preparação:
Tem-se os charros arranjados aos quais se tirou a cabeça e a tripa. Lavam-se muito bem e colocam-se num cesto em camadas separadas com sal grosso. Deixam-se descansar durante um ou dois dias.Após este tempo, sacodem-se do sal e levam-se a cozer em abundante água a ferver. Deixa-se a água levantar fervura novamente durante uns dois minutos, depois dos quais, os charros estão cozidos.Escorre-se toda a água fervente e substitui-se por água fria. Depois, com os dedos, tiram-se todas as peles e espinhas laterais, ficando os charros brancos e lisos. A esta operação dá-se o nome de limar.Colocam-se os charros alinhados numa travessa. Para serem servidos quentes, regam-se com água quente na altura de servir e escorrem-se. Acompanham-se com azeite e limão, batatas cozidas e salada de tomate

Carnaval nos Açores /Ilha de São Miguel

Carnaval nos Açores











Malassadas








Carnaval nos Açores


Celebrar o Carnaval nos Açores é fantasiar-se, atirar sacos de água/ balões, dançar, ouvir música brasileira, mas também fazem parte da tradição das malassadas.



Receita de Malassadas



Ingredientes
1 Colher (de sopa) bem cheia de Açúcar
500 gr de Farinha
1 Pitada de Sal
15 gr de Fermento
0,5 dl de Aguardente
Sumo de 1 Laranja grande
4 Ovos
Leite q.b.
Óleo q.b.
Açúcar e canela a gosto / Mel de Cana
Preparação
Misture o açúcar com a farinha e a pitada de sal e peneire. Dissolva o fermento num pouco de água morna e verta sobre a farinha. Envolva bem. Adicione a aguardente e o sumo da laranja e envolva. Junte os ovos um a um, amassando sempre. Amasse bem até ficar misturar tudo muito bem, e se necessário acrescente um pouco de leite.
Tape com um pano e deixe levedar por +- 3 horas.
Nota: Esta receita é típica de S. Miguel (Açores) e da Madeira, no entanto existe um pormenor que as diferencia.
Malassadas de S. Miguel
Estique a massa, corte em retângulos e frite em óleo abundante. Escorra em papel de cozinha e polvilhe com açúcar e canela. Sirva quente.
Malassadas da Madeira
Faça pequenas bolinhas de massa e frite. Sirva com mel de cana.